Por que o tarot não é terapêutico?
- 4 de mai.
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de ago.
Consulta com tarot não é psicoterapia, uma consulta tarológica não elabora e ressignifica questões, não dá suporte em traumas, não faz análise psíquica, não dá feedback técnico. A etimologia de terapia é therapeia (prestar tratamento, tratar) e de terapêutico é therapeutiké (anmense, diagnóstico), o tarot não faz diagnósticos - até porque é antiético, e não faz tratamento - como por exemplo sessões semanais.
Jung diz que é um sistema, não um método aplicável por qualquer pessoa para obter um determinado efeito, e que a psicoterapia é uma ciência com todo um método científico com conhecimento profundo sobre as complicações psíquicas.
Jolande, ao falar dos princípios fundamentais de uma análise, pontuou quatro aspectos: a) o analisando apresenta, com suas próprias palavras, a imagem consciente de sua situação; b) os sonhos ou fantasias do analisando fornecem ao psicoterapeuta a imagem complementar correspondente do inconsciente; c) a situação de relação na qual se encontra o analisando através do fato de ter diante de si um contraponto no psicoterapeuta acrescenta o lado objetivo aos dois outros lados subjetivos; d) o debate com os materiais levantados em a, b, c, assim como as amplificações e explicações acrescentadas pelo psicoterapeuta, complementam a respectiva imagem da situação psicológica, que na maioria das vezes se encontra num contraste vivo para com o ponto de partida da personalidade do eu, levando assim a todas as reações e problemas ideais e emocionais possíveis, que premem por respostas e soluções.
O tarot é uma maravilhosa ferramenta oracular, divinatória, capaz de fornecer bons aconselhamentos e direcionamentos de acordo com a capacidade de interpretação e comunicação do oraculista, mas não é um método terapêutico com uma aplicação clínica objetiva. É necessário ter muita cautela ao transmitir certas tiragens para não desequilibrar pessoas que podem estar fragilizadas. Tem uma frase que meu marido diz em aulas e que eu gosto muito: "Não desestruture aquilo que não poderá estruturar novamente", isso é sobre a responsabilidade ao lidar com a mente do outro.
O processo de de psicoterapia, apesar de não ter sido ainda regulamentado pelo Conselho e legislações específicas, compete a psicólogos, é de entendimento consciencial que o acompanhamento psicoterapêutico envolve diversas etapas, entre elas a análise e o suporte qualificado nos termos que dizem respeito ao tratamento dos aspectos psíquicos. E as terapias, que atualmente são muitas e cobrem uma vasta área de atendimento, incluem diversos modelos de acompanhamentos terapêuticos e foi incluído nesses termos as terapias holísticas como ayurveda, homeopatia, naturopatia e outras, que de certa forma envolvem um processo preliminar e seguem uma linha de aplicações das técnicas.
A cartomancia, de forma geral, é um campo muito vasto e que está sendo explorado constantemente e cabe a nós tarólogos expor e deixar claro a diferenciação de uma consulta com uma terapia, afim de preservar o cliente, de orientar da maneira correta, de instruir e colaborar inclusive socialmente.
O termo terapêutico trouxe consigo um aspecto banalizado e impregnado por campanhas de marketing e venda, hoje se tem tudo "terapêutico", quando na verdade a importância de ser humanizado, ético e decente já seria mais que suficiente na prestação de serviços.



Comentários